Compromisso

Somos uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável dos nossos negócios e de toda a nossa cadeia. Nossos produtos são produzidos com a mais alta tecnologia, com certificações que garantem segurança e alta produtividade sem agredir o meio ambiente!

Trabalhamos com os mais altos padrões de qualidade e rastreabilidade, sempre buscando fortalecer o relacionamento com produtores, clientes e fornecedores por meio de ações que reduzam nossos possíveis impactos negativos e potencializem nossos impactos positivos.

Políticas

O controle da qualidade e da sustentabilidade de nossos produtos envolve não só a etapa produtiva, mas sim toda uma cadeia que vai desde o campo até a entrega do produto para nossos clientes, especialmente quando tratamos da soja não-transgênica.

Há mais de 15 anos, exportamos a soja Não-OGM por meio de uma logística segregada e armazém dedicado no porto. A partir do Programa de Identidade Preservada, identificamos em cinco etapas os pontos críticos de controle na cadeia de suprimentos. São eles:

  1. Grão de soja: qualidade de matéria-prima e controle de OGM
  2. Planta esmagadora: segmentação no processamento da matéria-prima e armazenagem do Concentrado Proteico de Soja (SPC)
  3. Carregamento de SPC: supervisão na planta
  4. Terminal de embarque: supervisão da descarga e armazenamento no porto
  5. Porto de embarque: carregamento do SPC em navios

Neste processo, fazemos a inspeção, verificação e certificação de todos os processos, com responsabilidades sobre amostragem e análises dos produtos que são comercializados. Desde janeiro de 2020, esse processo tem sido aprimorado com o uso de QR Codes para o embarque das cargas nos navios – uma melhoria que permite que os clientes possam ter acesso a todo percurso da soja do produtor até a entrega.

A CJ Selecta é fortemente comprometida com o meio ambiente!

Relatório de Sustentabilidade 2019

A CJ Selecta apresenta o seu primeiro relatório de sustentabilidade no formato GRI (Global Report Initiative). Estamos focados em desenvolver soluções inovadoras com máxima sustentabilidade. Clique abaixo para visualizar.

Acessar versão em PDF

Responsabilidade social

A CJ Selecta dá prioridade à mão de obra local. Em 2020, cerca de 70% das contratações foram locais. Priorizamos a contratação de profissionais da região onde atuamos.

Oferecemos apoio à recolocação de pessoas por meio do Núcleo de Relações Humanas de Araguari. Foram recolocadas pessoas em mais de 30 empresas da região.

Atendemos às necessidades da comunidade, promovendo a campanha ativa de conscientização e solidariedade.

Garantia das operações durante a Pandemia COVID-19: as operações continuaram ativas, garantindo a oferta de produtos para as indústrias de alimentação humana e animal. Garantimos também, a segurança e saúde dos colaboradores.

100% Fonte de Energia Renovável

A CJ Selecta utiliza fontes de energia renováveis em suas caldeiras, e também produz a própria energia limpa através de turbo gerador.

Soja Certificada

Todos os produtos Não-OGM produzidos pela CJ Selecta possuem certificação da soja, concedida pela Fundação ProTerra, reconhecida mundialmente – uma organização sem fins lucrativos. Os esforços da CJ Selecta na geração de condições adequadas na cadeia de suprimentos de grão de soja Não-OGM incluem auditorias regulares em nossos fornecedores de soja a fim de garantir que os agricultores estejam aplicando práticas em linha com as exigências do programa. A CJ Selecta também é membro da RTRS – Mesa Redonda sobre Soja Responsável, participando ativamente da agenda mundial para a produção sustentável de soja.

ProTerra

Além da certificação Não-OGM, a certificação ProTerra garante transparência, responsabilidade socioambiental e rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento de soja aplicáveis aos produtos da CJ Selecta.

Não-OGM

Selo ProTerra para produtos Não-OGM (não-transgênica). Ratifica que a CJ Selecta está em conformidade com os regulamentos europeus para a alimentação humana e animal. A companhia possui esse selo desde 2016.

Princípios Éticos

A CJ Selecta é afiliada ao Sedex Global, reforçando o comprometimento da companhia pela busca de melhorias na prática de negócios responsáveis e éticos das cadeias de suprimento globais, em conformidade com as diretrizes do SMETA – Sedex Members Ethical Trade Audit.

Desde 2015 realizamos a Auditoria de Comércio Ético dos Membros da Sedex (SMETA), que abrange todos os aspectos da prática comercial responsável, cobrindo quatro pilares: Trabalho, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Ética nos Negócios.

SOMOS UM DOS PRINCIPAIS PROCESSADORES DE SOJA NO PAÍS!

PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES

Entendemos que nosso papel como um dos principais processadores de soja no país também envolve a contínua discussão por melhorias em toda a cadeia produtiva da soja. Para isso, temos uma participação ativa em diversas associações e grupos que promovem o desenvolvimento do mercado com uma visão sustentável e ambientalmente responsável.

 

Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC)

Como membro da ANEC, a CJ Selecta mostra seu compromisso com o programa de não-comercialização da soja originada do Bioma Amazônico. A companhia tem trabalhado de forma contínua para eliminar qualquer tipo de originação desse bioma. www.anec.com.br

 

Mesa Redonda sobre Soja Responsável (RTRS)

Somos membros ativos da Fundação RTRS, organização que promove a produção, o processamento e a comercialização responsável  da soja mundial mente. Por meio dela, participamos de discussões globais sobre uma produção ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. www.responsiblesoy.org

 

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove)

Representa 13 empresas produtoras de farelo, óleos vegetais e biodiesel, coopera na execução das políticas do setor, promove programas de sustentabilidade e gera estatísticas utilizadas em estudos setoriais. www.abiove.org.br

Diálogo para a sustentabilidade

Com o objetivo de melhorar a rastreabilidade da soja, a transparência na cadeia de valor, assim como o processamento e uso responsável da soja do Brasil, desde 2019 participamos do desenvolvimento de uma iniciativa que envolve empresas processadoras de soja, organizações ambientais, produtores de ração para aquacultura e a Fundação ProTerra. O projeto, hoje conhecido como “Diálogo para Melhoria da Soja na Aquacultura,  busca desenvolver e implantar um código de conduta para o fornecedor, garantindo que os agricultores de soja implantem condições seguras e respeitosas de trabalho, um cultivo da soja responsável e ecológico e a realização de um estudo para identificar com mais precisão a pegada de carbono para a do concentrado proteico de soja.

Pegada de carbono

Com o processo de agravamento das mudanças climáticas, é importante entender quais são os nossos impactos relacionados à emissão de carbono de nossas operações para que seja possível desenvolver projetos com foco em sua mitigação. Dessa forma, em 2019 realizamos um estudo inovador para calcular a pegada de Carbono do produto Concentrado Proteico de Soja Não-Transgênico (SPC Não-OGM) produzido no Brasil e exportado para a Noruega (utilizado na alimentação do salmão de cativeiro).

O estudo considera apenas a emissão de gases de efeito estufa expressa em KgCO2 equivalente e considerou todas as fases do “Berço ao Porto”, ou seja, desde a produção e utilização de insumos agrícolas para a produção de soja até a entrega do produto acabado no Porto de Bracke, na Alemanha.

Divido em três fases - Etapa Agrícola, Processamento Industrial e Armazenamento e Distribuição -, o projeto considerou toda a soja produzida nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, assim como o SPC produzido em Araguari e transportado para a Europa entre os meses de março de 2018 e março de 2019 (ano/safra).

Saiba mais!

O que foi considerado em cada etapa

Agrícola

  • Produtividade
  • Utilização de fertilizantes (Nitrogênio, Potássio, Fósforo etc.)
  • Utilização de defensivos agrícolas (fungicidas, herbicidas e inseticidas)
  • Utilização de corretivos (calcário dolomítico, calcário calcítico e gesso)
  • Utilização de combustíveis
  • Logística rodoviária

Industrial

  • Rendimento de SPC
  • Entrada de insumos
  • Entrada energética

Logística

  • Trecho ferroviário (Araguari – Porto de Santos)
  • Trecho Marítimo (Porto de Santos – Porto de Bracke)

Gestão e monitoramento geoespacial de fornecedores de soja

A CJ Selecta utiliza de um sistema de  monitoramento via satélite da cadeia da soja. Sistematicamente são realizadas consultas e análises constantes acerca das irregularidades socioambientais das propriedades e produtores rurais fornecedores da CJ Selecta.

Isso garante que os fornecedores estejam em concordância com a politica de fornecedores da CJ Selecta.

Siga-nos

        

Unidade Industrial

Rodovia MG - 029 Km 2,6

Araguari - MG - Brasil

CEP: 38.446-306

+55 (34) 2109-7300

+55 (34) 2109-7337

Matriz

Av. Rondon Pacheco, 4.600

Uberlândia/MG,

CEP: 38.405-142

Ed. Uberlândia Business Tower – UBT

28º Andar – Sala 281

cjselecta@cjselecta.com.br

Desenvolvido por